Breve História da Empresa
A Rosários 4 é uma empresa portuguesa conhecida principalmente pela produção de fios de alta qualidade para tricot, crochet e outras artes manuais. Fundada em 1979, a Rosários 4 é especializada na produção de fios naturais, sustentáveis e ecológicos, destacando-se por utilizar matérias-primas como lã, algodão, linho, bambu e seda.
A empresa tem um forte compromisso com a sustentabilidade, sendo uma das pioneiras em Portugal na produção de fios orgânicos e na redução de impacto ambiental no processo de fabrico. A empresa valoriza a utilização de fibras naturais e têm coleções que seguem padrões de certificação ambiental, como o Global Organic Textile Standard (GOTS), que garante práticas de produção socialmente responsáveis e ecológicas.
Além de fios, a Rosários 4 também oferece kits e acessórios para trabalhos manuais, e exporta os seus produtos para vários países, sendo apreciada tanto por artesãos amadores quanto por profissionais da área têxtil. A empresa é bastante ativa em promover a cultura das artes manuais através de workshops e eventos.
É reconhecida também pela sua inovação no design de cores e texturas dos fios, que permitem uma grande variedade de criações.
Qual o momento atual da empresa e qual era o seu desafio?
A Rosários 4 tem uma história sólida no mercado da região de Leiria e sempre contou com uma equipa sólida e comprometida. No entanto, a motivação para melhorar a experiência dos colaboradores sempre impulsionou a Gestão de Topo a encontrar diferentes soluções.
Mesmo com um ambiente estável, a empresa enfrentava alguns desafios importantes, tais como a baixa escolaridade dos funcionários, característica predominante entre os colaboradores da produção e das áreas operacionais, o que dificultava a implementação de novos processos e metodologias de trabalho mais inovadoras. Esse cenário, aliado a alguns estilos de liderança tradicionais, exigia uma abordagem diferenciada, com foco numa comunicação clara, capacitação e adaptação.
Com o aumento da preocupação da Direção Geral em acompanhar as mudanças do mercado e garantir um ambiente de trabalho saudável, a Rosários 4 decidiu investir numa gestão de recursos humanos estratégica, priorizando a criação de uma cultura mais robusta, fomentando o sentido de pertença. O propósito era superar as barreiras educacionais dos colaboradores, garantir uma melhor comunicação interna e fomentar o desenvolvimento profissional, de uma forma acessível e adaptada ao perfil da equipa.
Qual a solução encontrada?
A Rosários 4 foi ao longo dos anos identificando e implementando processos estratégicos de recursos humanos, tais como:
Clima Organizacional e eNPS: apesar da empresa contar com um baixo turn over, a auscultação da equipa sempre foi vista como prioritária. A implementação de questionários de clima organizacional para compreender as perceções dos colaboradores em termos de satisfação e compromisso, e mais tarde a monitorização do eNPS, permitiu implementar um conjunto de medidas e de sugestões fruto dessa mesma auscultação.
Comunicação Interna: Desenvolveram-se estratégias para garantir que a informação circulasse de forma clara, nomeadamente através de comunicados internos simplificados, quadros informativos nas áreas de produção, com atualizações frequentes sobre objetivos, metas e notícias internas e ainda a criação de um grupo de colaboradores no Facebook para partilha de informação.
Acolhimento e Integração: a empresa aposta num processo de onboarding para garantir que os novos colaboradores compreendam claramente os seus papéis e a cultura da empresa. Foi, igualmente, criado e melhorado o manual de acolhimento, com uma linguagem acessível, para facilitar a integração dos novos colaboradores.
Cultura de Feedback: Ao longo dos anos tem-se trabalhado no desenvolvimento de uma cultura de feedback mais constante e acessível, através de formações específicas pensadas para orientar os gestores a dar feedback de maneira clara e construtiva. Foram, ainda, introduzidos momentos de feedbacks informais regulares, incentivando os líderes a fornecer feedbacks imediatos e simples sobre as atividades diárias, evitando sobrecarregar os colaboradores com avaliações complexas. Também o sistema de feedback 360º foi adaptado, com foco nas lideranças, para criar um diálogo mais direto e acessível entre os gestores e as suas equipas, ajudando a desmistificar o processo.
Gestão de Desempenho: embora a gestão de desempenho fosse feita de maneira informal, decidiu-se criar um sistema mais estruturado e adaptado ao perfil dos colaboradores. Foram estabelecidas competências simples e objetivas, com explicações claras sobre como cada colaborador pode contribuir para os resultados da empresa e para o sucesso do seu papel. As reuniões semestrais de desempenho foram implementadas, com foco não apenas nos resultados, mas em competências como trabalho em equipa, profissionalismo e assiduidade, sempre usando uma abordagem acessível e direta.
Formação e Desenvolvimento A empresa adotou um enfoque inclusivo para a formação contínua, focando em temas como segurança no trabalho, melhorias em técnicas de produção, qualidade e competências comportamentais (comunicação, empatia, gestão de conflitos, inteligência emocional, …).
A transformação ocorrida na gestão de pessoas na Rosários 4 gerou diversos resultados positivo:
O eNPS tem vindo a subir gradualmente, refletindo um maior compromisso e satisfação dos colaboradores.
A empresa consegue superar o desafio da baixa escolaridade, adaptando seus processos e métodos de comunicação, acolhimento e formação para garantir que todos os colaboradores, independentemente da sua formação, possam contribuir de forma eficaz.
O ambiente de trabalho é mais colaborativo, com um feedback mais acessível e uma comunicação interna mais clara e direta.
Os colaboradores compreendem melhor os seus papéis e sentem-se mais capacitados para realizar suas tarefas.