Breve História da Empresa
A Synthomer Portugal integra hoje o grupo Synthomer (Grupo Multinacional que atua no sector químico). No entanto, a empresa em Portugal, tem a sua origem numa empresa familiar portuguesa fundada há mais de 60 anos com o objetivo de promover um maior valor acrescentado ao produto de base da sua atividade de extração da resina do pinheiro: a colofónia, através de processos químicos industriais. Ao longo dos anos, teve vários parceiros internacionais na área química dos polímeros e, desde 2020 está integrada no grupo Synthomer mantendo a sua localização em Mem-Martins (Sintra). Tem uma estrutura de mais de uma centena de colaboradores, na sua maioria operadores industriais, e com algumas áreas de suporte como Area financeira, Recursos Humanos, Qualidade e HST.
Qual o momento atual da empresa e qual era o seu desafio?
Em Agosto de 2021 a empresa contou com os serviços da Fórmula do Talento, através da sua área Outsourcing da Direção de RH, para substituição temporária da então Diretora de Recursos Humanos durante a sua licença de maternidade. O projeto, com uma duração de 6 meses, decorreu de forma bastante positiva tendo sido criada uma forte relação de confiança entre os envolvidos. Mais tarde, e perante um novo desafio, a Synthomer Portugal recorre novamente aos serviços da Fórmula do Talento- Desta vez com um duplo desafio. Com a saída da Diretora de Recursos Humanos (para abraçar um novo desafio profissional) tornou-se necessário um processo de recrutamento para substituição assim como, devido aos timings muito apertados do processo, novamente um período de substituição que assegurasse os projetos e trabalhos em curso mantendo o suporte dos RH à atividade da empresa.
Qual a solução encontrada?
O consultor anteriormente envolvido e que conhecia já bem a realidade da empresa e da sua equipa voltou a ser alocado ao projeto assegurando o período de transição de uma forma muito natural. Por outro lado, a equipa de recrutamento da Fórmula do Talento lançou um projeto de Recrutamento que, dada a proximidade e conhecimento profundo da organização tinha todas as condições para ser bem sucedido.
Quais foram os resultados alcançados?
No final,o período de transição foi assegurado dando continuidade aos projetos em curso e às atividades diárias da organização em termos de RH e em total parceria com a equipa interna, assim como o recrutamento, acolhimento, integração e acompanhamento inicial da nova pessoa responsável.
Com intervenção de duas das áreas de negócio da Fórmula do Talento, foi encontrada e implementada a solução que permitiu ao cliente ultrapassar o período de transição de uma forma mais fácil e minimizando os potenciais impactos negativos na sua atividade diária.